sábado, 6 de abril de 2013

Projeto Tartarugas do Delta em Luís Correia/Piauí

Este projeto fica no Sesc da praia de Barro Preto em Luís Correia no Piauí. As ações do Projeto, são: de pesquisa (monitorar as tartarugas marinhas); Educação (com campanhas ambientais) e Geração de renda (estimulando o envolvimento comunitário). Aqui, nós fomos muito bem recebidos por um grupo de pesquisadoras que nos ensinaram muita coisa sobre as tartarugas que visitam as praias do Piauí.

Esta é uma pequena amostra do trabalho delas com a comunidade local para divulgar o artesanato com produtos e temas da região. Uma ótima oportunidade para geração de renda das famílias do local!

Você sabia que das sete tartarugas existentes no mundo, cinco delas visitam as praias do Piauí? São elas: de pente, de couro, oliva, verde e cabeçuda. Nosso pimpolho adorou aprender os nomes delas e ficou muito interessado pelo material pedagógico que as pesquisadoras entregaram para ele. Tanto que levou para o colégio para amostrar aos coleguinhas o que aprendeu.

Aqui, podemos ver alguns ovos de tartarugas (que são bem redondinhos), alguns filhotinhos que não sobreviveram e uma réplica da desova das tartarugas.
Algumas artes de pesca comprometem as tartarugas marinhas por afogamento ou amputação dos membros. É importante esclarecer e orientar os pescadores sobre o assunto para a preservação da espécie.

Do lado esquerdo, podemos ver dois saquinhos, eles estão cheios de plásticos e outros objetos de uso humano e foi lamentável, triste e vergonhoso saber que foram retirados desta pequena tartaruga que está neste aquário. Boa parte delas, adoecem e morrem ao se alimentar do lixo que o ser humano descarta no mar.


Adoramos a ideia dos puffs de garrafas pets... ficaram lindos, confortáveis e o meio ambiente agradece.

Nosso filhote concentrado, assistindo ao vídeo que mostra a história da vida das tartarugas, desde o nascimento até a sua reprodução. Muito lindo!

 Espaço das crianças para a educação ambiental.

Um dos locais na praia (Barro Preto) que tem ovos de tartarugas monitorados e esperando o tempo para nascerem. No litoral do Piauí a temporada reprodutiva ocorre entre os meses de janeiro a julho. Você sabia que as tartarugas são animais migratórios e atigem a idade reprodutiva com aproximadamente 30 anos e geralmente desovam na mesma área que nasceram? Que as fêmeas liberam entre 100 e 120 ovos e que dependendo da espécie, os filhotes ficam enterrados durante 45 a 70 dias, até o nascimento? Que de forma geral, estima-se que para cada 1000 filhotes, apenas 1 ou 2 atigem a idade reprodutiva?
Que são répteis que existem há mais de 150 milhões de anos e que estão ameaçados de extinção?

Pesquisadoras do Projeto e o nosso filho. Todas educadas, interessadas e dedicadas. Adoramos! Um abraço meninas! Especialmente para Edlayne (a do meio), que torceu muito para que coseguíssemos assistir o nascimento das tartarugas... peninha... não deu... ainda voltaremos... tentaremos novamente... Vamos voltar em outra oportunidade, para ver se temos mais sorte em vê-las nascer!

Contatos do Projeto:
(86)9950-9458
(86)9425-7298

Localização:
Complexo Turístico Sesc Praia
Estrada PI 116 - Km 7,5 - Praia do Barro Preto, Luís Correia/PI.

Praia do Barro Preto em Luís Correia no Piauí:

Em frente ao Sesc, tem a praia do Barro Preto em Luís Correia no Piauí. Uma praia tranquila e muito bonita.
Nesta praia tem vários pontos de desova de tartarugas marinhas. Dependendo da época do ano, você consegue ver o nascimento delas junto com os profissionais do Projeto Tartarugas do Delta.
Muita paz!

Chuveirão do Sesc! Muito bom!


terça-feira, 2 de abril de 2013

Passeio de lancha para ver os jacarés no Delta do Parnaíba/Piauí


Nós fizemos o passeio de lancha com o Sr. Maika no Delta do Parnaíba e partimos do Porto dos Tatus em Ilha Grande no Piauí. O Porto das Barcas não estava sendo tão utilizado por causa da baixa das águas devido a falta de chuvas. Partimos sem muitas espectativas de ver animais, mesmo sabendo que seria possível ver até jacarés, mas, como na natureza ninguém pode mandar, saímos de lá esperando o mínimo. Acertamos o preço (muito justo) e partimos...

Passamos por vários barcos como estes... são pescadores procurando pelo sustento da família.

Apreciando a linda paisagem do Delta!

Tentei registrar a melhor foto deste macaco mas, ele é muito apressadinho e ligeirinho. Quando percebeu a paparazzi... se mandou. Tão estrela o fofucho!

 Uma paz... gente, nunca me senti tão feliz com tanta tranquilidade!

 Os mangues e os caranguejos...
 Você sabia?
Todo siri é, na verdade, também um caranguejo. A explicação é simples: siri não passa de um nome popular dado aos membros da Portunidae, uma das várias famílias de caranguejos. Ambos pertencem a um grupo maior de crustáceos, os decápodes, que, como diz o nome, têm como principal característica o fato de possuírem dez patas - o que faz com que camarões e lagostas também pertençam à mesma turma. A diferença mais evidente entre os siris e as demais espécies de caranguejo está no formato das duas patas traseiras. "Nos siris, elas não são pontiagudas - como nos outros caranguejos - mas achatadas e amplas. Graças a essa característica, o siri é o único caranguejo capaz de nadar", afirma o biólogo Sérgio Luiz de Siqueira Bueno, da USP. O tamanho varia muito de uma espécie para outra, mas os maiores siris não passam de 20 centímetros de envergadura, enquanto certos caranguejos podem chegar a até 50 centímetros. Para completar, existem ainda algumas diferenças de hábitos entre eles.
Ao contrário dos outros caranguejos, os siris são animais exclusivamente marinhos - não vivem em água doce, embora, eventualmente, entrem em manguezais. Já o estranho andar de lado dos siris só costuma ser imitado por outros tipos de caranguejo quando eles se sentem ameaçados.
Detalhes tão pequenosLateral do corpo e patas traseiras distinguem siris dos outros caranguejos

SIRI
As laterais do corpo são pontiagudas
O par de patas traseiro é mais achatado e elas funcionam como nadadeiras

CARANGUEJO
A lateral do corpo não tem nenhuma grande saliência
Todas as patas são pontudas.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-diferenca-entre-siri-e-caranguejo
 Lindos!

 
 Gente! E "nué" que nós encontramos o "bixu"! rsrsrsr
E não foi só um não, foram dois! Sortudinhos... nós, claro!

 Bem de pertinho e aquele friozinho na barriga... Eu pensava: -Seu Maika esse bicho não vai pular na gente não, né?

Seu Maika adora estes fofinhos e nós também adoramos e rimos muito deles. São uns peixinhos que tem quatro olhinhos e quando assustados, nadam por cima da água.

 Que maravilha!

 Os peixes quatro-olhos. Muito rápidos!

 São quatro horas de passeio que deveriam durar pelo menos 12 horas... é muito bom!

 Nosso filho querendo ajudar Sr. Maika para ancorar a lancha.

 Nesta parada nós temos o encontro do rio com o mar e o banho é obrigatório.
 Muito bom... a água nem é totalmente doce e nem tão salgada.
 O mar, o rio e a areia... e nada mais. Sozinhos e em paz.
 Muito lindo!
 Visitas inesperadas... eles não: nós!
 De volta ao rio e mais pássaros voando...

 e patos descansando.

Eu a-do-rei a imagem destas árvores... meu esposo não entendeu... mas depois eu lhe expliquei... como adoro filmes de terror e suspense... olhei para elas e fiquei deslumbrada e hipnotizada... muito assustador se vocês pensarem em assombrações... kkkk
 uhhhh... minha imaginação é osso!

 Ilha das Canárias no Maranhão e não no Piauí.
A região do delta do Rio Parnaíba cobre 2.700 km² de área, dos quais 35% pertencem ao Piauí e 65%, ao Estado do Maranhão. A Ilha das Canárias em Araioses-MA é a segunda maior ilha do Delta do rio Parnaíba, perdendo apenas para ilha Grande no Piauí. Ela abriga um povoado de pescadores com mais de 2500 habitantes.
A história de Canárias tem marco inicial 1806, quando um pescador cearense de Acaraú, juntamente com três companheiros atraídos pela produção farta de peixes e com o objetivo de implantar a pesca de curral na barra dos mergulhões que posteriormente passou a ser chamada de canárias, devido a grande quantidade de pássaros denominados canários na região e uma planta que servia de alimento para os animais, chamada canarana. Assim o povo começou a viajar para a ilha dos canários ou da canarana.
Hoje a ilha das Canárias é área de preservação ambiental, faz parte da reserva extrativista marinha do Delta do Rio Parnaíba, sua população é de aproximadamente 2500 habitantes distribuída em quatro povoados: Canárias, Passarinho, Torto e Caiçara. Existem pousadas e restaurantes e é um local ideal para passeio de turistas.
Fonte: http://wikimapia.org/8162889/pt/Ilha-das-Can%C3%A1rias


 Foi difícil mas, conseguimos. Tentei muito tirar a foto deste passarinho azul e só consegui quando ele parou. LINDO! Você já viu o passarinho azul?

 Nossa! Que lindo você também!

 Não encontramos cobra, apenas a sua pele, uí, aonde será que ela tá agora?

 Tranquilidade

 Dunas

 Em cima das dunas apreciando o fim da tarde no Delta

 Iguana
 Porto dos Tatus

 Estacionamento na casa da Dona Deusa

 Estacionamento em frente a casa da Dona Deusa

A estrada para o Porto dos Tatus é longa e não tá nada boa... vimos alguns pontos que estão reformando... esperamos que da próxima vez estejam boas... Todas as estradas que pegamos no Piauí estavam boas, menos para o Porto dos Tatus. A entrada preferida para o Delta... uma vergonha. Autoridades façam alguma coisa! Que feio!!!

Vou fornecer para vocês, dois contatos que foram bastante indicados para fazer o nosso passeio de lancha no Delta do Parnaíba:

Contato com Sr. Maika com quem nós fizemos (passeio de lancha):
(86)9988-6010
(86)9495-2894
(86)8813-9273

Contato com Pedro, nativo conhecido como o holandês, sabe falar  diversas línguas (passeio de lancha):
(86)9933-8839