quarta-feira, 10 de setembro de 2014

São Jorge e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros/GO

Depois da parada no Poço Encantado, seguimos para Alto Paraíso e a estrada está assim: sem sinalização nenhuma.

De Alto Paraíso para São Jorge (distrito de Alto Paraíso): a estrada piora e muito, ao menos ela está em manutenção. Mas os desvios são muito mal sinalizados em alguns trechos, deixando a gente confuso.

No caminho: a paisagem é linda e impressiona.

Aqui também encontramos o Centro de Atendimento ao Turista fechado.
Tivemos que pegar informações com pessoas de algumas pousadas e nenhuma nos recomendaram fazer a trilha dos Saltos naquele horário: quase 12:00 horas (seria quente de mais). Disseram que geralmente os grupos são fechados por volta das 9:00 horas (R$100 para o guia), que a trilha era puxada para criança e que o primeiro Salto (o maior) estava fechado. Ficamos na dúvida e resolvemos seguir caminho para Brasília. Também queríamos ter feito o Vale da Lua, mas se era quente para fazermos Os Saltos, imagina uma trilha nas pedras? Deixamos estes sonhos para trás e para futuras oportunidades. Pois vamos voltar com certeza!
A cidade de São Jorge me fez lembrar de Jericoacoara/Ceará, mas ao invés da areia de praia nas ruas: o barro vermelho. Ouvimos dizer por uma moradora, que as ruas serão feitas com pedras, aquelas encaixadas tipo das pracinhas.

Bem rústica e esotérica 



Na próxima nós não deixaremos de ir:

 Saltos no Parque Nacional em São Jorge
Foto: http://www.baguapousada.com.br/
O Parque Nacional fica há 1 km da vila e tem duas trilhas: a dos Saltos e a dos Cânions. A dos Saltos (foto a cima) você só pode nadar no menor salto (80 metros), o de 120 metros é para ver somente. Ambas você percorre uma trilha de aproximadamente 6 km.

Almecégas na estrada para São Jorge
Foto: http://www.baguapousada.com.br/
De Alto Paraíso para a Fazenda São Bento (almecégas) são 9 km sentido São Jorge por estrada (em manutenção), mais 3 km de estrada de terra e mais 1 km de trilha. No local existe uma das tirolesas maiores do Brasil (voo do gavião).


Vale da Lua
Foto: http://altoparaisonet.blogspot.com.br/
De São Jorge são 10 km de estrada e 700 metros de caminhada
Nível de dificuldade: Fácil

Nenhum comentário:

Postar um comentário