sexta-feira, 31 de julho de 2015

Museu Siará em Miniatura

Foto: Museu Siará

O Museu Siará em Miniatura consiste em uma exposição sobre os patrimônios arquitetônicos da cidade de Fortaleza antiga.

São mais de 1.500 peças que caracterizam os principais acontecimentos da história e da cultura do Ceará, com o objetivo de propiciar informações acerca do acervo histórico-cultural, de forma a despertar na sociedade em geral o senso de preservação da memória histórica e o consequente interesse pelo tema.

Realizamos visitas monitoradas para estudantes da rede pública e privada com o objetivo de conhecer de perto o patrimônio arquitetônico para dar-lhe seu valor histórico, como elemento de nossa formação cultural.

Os alunos são recebidos por um ator, que de forma lúdica interpreta José Sales, figura folclórica que viveu no período da Fortaleza Belle Époque e era, carinhosamente, chamado pela população de Pilombeta. Desta forma, Pilombeta faz a mediação da exposição que versa sobre a história de Fortaleza, no final do século XIX e inicio do século XX. A ação educativa é focada na metodologia freireana com problematização a partir das edificações expostas no museu.

A ação educativa no Museu Siará em Miniatura não está centrada apenas na exposição, pois ela é somente o suporte essencial que permite aproximar a relação entre o público em geral e o escolar em particular, mas também nas visitas monitoradas, onde desenvolvemos oficinas e palestras, visando subsidiar o professor para a elaboração de atividades pedagógicas que estimulem a Educação Patrimonial nas escolas.

Fonte: Museu Siará

Onde Fica:


Siará em Miniatura-SEDE (85) 3087-1460
Rua José Avelino, 250 - Praia de Iracema
Fortaleza - Ceará
(ao lado do Centro Cultural Dragão do Mar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário